quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bitcoin: Um Dinheiro Deflacionário


Como a quantidade de Bitcoin disponível é limitada pelo algorítimo da rede, num processo imutável, a moeda setá sempre subindo de valor, e ocasionando uma 'deflação'.

A consequência mais importante e debatida de uma emissão monetária fixa e descrescente é que a moeda tenderá a ser inerentemente deflacionária. A deflação é o fenômeno da perda de valor devido a um defasamento entre a oferta e a demanda que aumenta o valor (e a taxa de câmbio) de uma moeda. 


BITCOIN DEFLAÇÃO


A deflação dos preços, o contrário da inflação, significa que o dinheiro tem mais poder de compra com o passar do tempo. Muitos economistas argumentam que uma economia deflacionária é um desastre e deveria ser evitada a todo custo. 

Isso porque em um período de rápida deflação, as pessoas tendem a guardar dinheiro ao invés de gastá-lo, na esperança de que os preços irão cair. 

Tal fenômeno ocorrer durante a "Década Perdida" do Japão, quando um colapso completo da demanda levou a moeda para um espiral deflacionário. Os especialistas em Bitcoin argumentam que a deflação não é algo ruim por si só. Ao invés disso, os economistas associam a deflação a um colapso na demanda porque este foi o único exemplo de deflação que nós temos disponível para estudar. 

Em uma moeda fiduciária com a possibilidade de impressão ilimitada, é muito difícil de se entrar em uma espiral deflacionária a menos que exista um colapso completo na demanda e um desinteresse em imprimir dinheiro. A deflação do bitcoin não é causada por um colapso na demanda, mas por uma oferta restrita previsível. 

Na prática, se tornou evidente que o instinto de acumular causado pela moeda deflacionária pode ser superado através de descontos dos vendedores, até que o desconto supere o instinto de acumular do comprador. Como o vendedor também está motivado a acumular, o desconto se torna o preço de equilíbrio no qual os dois instintos de acumular se correspondem. 


MOEDA INFLACIONÁRIA


Essa a nota de 1 Trilhão do Zimbábue:

Nota de 1 trilhao

Apesar de apresentar o cifra de 1 trilhão, essa nota saiu de circulação no país africano por que não estava 'valendo nada'.

Isso devido a inflação descontrolada, provocada pela fabricação contínua de notas de '1 trilhão'.

Com o Bitcoin ocorre o contrário, 1 unidade de BTC passa a valer cada vez mais com o passar do tempo, pela impossibilidade de 'fabricação' do BTC'.

Com descontos de 30% no preço do bitcoin, a maior parte dos comerciantes de bitcoin não estão tendo dificuldades em superar o instinto de acumular e estão gerando renda. Ainda não se sabe se o aspecto deflacionário da moeda é realmente um problema quando ele não é conduzido por uma rápida retração econômica.

FONTE - Esse é um trecho do livro 'Mastering Bitcoin'


EmoticonEmoticon