terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

19 Termos mais usados na tecnologia Bitcoin (Glossário)

Tags

19 Termos mais usados na tecnologia Bitcoin (Glossário)

A tecnologia da Criptomoeda é bastante técnica e utiliza expressões muito complexas do universo computacional, a grande maioria das pessoas irá utilizar dinheiro digital no futuro sem entender nada de seu funcionamento, no entanto você pode aprofundar-se no assunto e descobrir esse fascinante mundo dos avanços da criptografia distribuída.

Este glossário rápido contém muitos dos termos relacionados ao bitcoin que são usadas durante todo o tempo na internet. Recomendamos que favorite essa seção para ter uma referência rápida, caso necessário.


LISTA DE TERMOS


1 - Endereço


Um endereço bitcoin se parece com: 

1DSrfJdB2AnWaFNgSbv3MZC2m74996JafV

Ele consiste de uma sequência de letras e números começando com um "1" (número um). Assim como você pede para alguém enviar um email para seu endereço de email, você pediria a outras pessoas para enviarem bitcoin para seu endereço bitcoin.

2 - Bip


Bitcoin Improvement Proposals (Propostas de Melhoria Bitcoin). Um conjunto de propostas que membros da comunidade bitcoin têm feito para melhorar o bitcoin. Por exemplo, BIP0021 é uma proposta para melhorar a estrutura do Identificador Uniforme de Recursos (URI) do bitcoin.

3 - Bitcoin


O nome da unidade monetária (a moeda), a rede e o software.

4 - Bloco


Um agrupamento de transações, marcadas com um registro de tempo e uma impressão digital do bloco anterior. O cabeçalho do bloco é codificado para produzir uma prova de trabalho, assim validando as transações. Blocos válidos são adicionados à blockchain através do consenso da rede.

5 - Blockchain


Uma lista de blocos validados, cada um ligado ao seu predecessor até chegar ao bloco gênesis.

6 - Confirmações


Uma vez que uma transação é incluída em um bloco, ela recebe uma confirmação. Assim que outro bloco é minerado na mesma blockchain, a transação tem duas confirmações, e assim continua. Seis ou mais confirmações são consideradas como prova suficiente de que a transação não pode ser desfeita.

7 - Dificuldade


Um parâmetro que afeta toda a rede e controla o quanto de esforço computacional é necessário para produzir uma prova de trabalho.

8 - Meta de dificuldade


Uma dificuldade na qual toda a computação na rede encontrará blocos aproximadamente a cada 10 minutos.

9 - Calibragem da meta de dificuldade


Um recálculo da meta de dificuldade que afeta toda a rede e ocorre a cada 2.106 blocos, levando em consideração o poder de hashing dos 2.106 blocos anteriores.

10 - Taxas


O emissor de uma transação frequentemente inclui uma taxa para a rede pelo processamento de uma determinada transação. A maioria das transações requer uma taxa mínima de 0.5 mBTC.

11 - Hash


Uma impressão digital de alguma entrada binária.

12 - Bloco gênesis 


O primeiro bloco na blockchain, usado para iniciar a criptomoeda.

13 - Minerador


Um nó da rede que encontra uma prova de trabalho válida para novos blocos, através do uso repetido de hash.

14 - Rede


Uma rede ponto-a-ponto (peer-to-peer) que propaga transações e blocos para cada nó de bitcoin na rede.

15 - Prova-de-Trabalho


Em inglês, Proof-of-Work (PoW). Uma parte de um dado que requer um esforço computacional considerável para ser encontrada. No bitcoin, mineradores devem encontrar uma solução numérica para o algoritmo SHA-256 que esteja em conformidade com a meta da rede, a meta de dificuldade.

16 Recompensa


Uma quantidade de moedas incluída pela rede, em cada novo bloco, como recompensa ao minerador que encontrou a solução da Prova-de-Trabalho. Atualmente, a recompensa é de 25BTC por bloco.

17 - Chave secreta (chave privada)


O número secreto que destrava os bitcoins enviados para um determinado endereço. Uma chave secreta se parece com 

5J76sF8L5jTtzE96r66Sf8cka9y44wdpJjMwCxR3tzLh3ibVPxh.

18 - Transação


Em termos simples, uma transferência de bitcoins de um endereço para outro. Mais precisamente, uma transação é uma estrutura de dados assinada que expressa uma transferência de valor.

Transações são transmitidas pela rede bitcoin, coletadas por mineradores, incluídas nos blocos e tornadas permanentes na blockchain.

19 - Carteira


Um software que contém todos seus endereços bitcoins e suas chaves secretas. Usada para enviar, receber e armazenar seus bitcoins.

CONCLUSÃO


Você pôde acompanhar aqui os 19 Termos mais usados na tecnologia Bitcoin, um glossário básico para começar a entender esse mundo novo do dinheiro virtual, ou dinheiro digital, que é a maior revolução dos tempos modernos depois da internet. Esse conteúdo foi extraído do livro 'Mastering Bitcoin', deixe seu comentário abaixo e compartilhe! 


EmoticonEmoticon