segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Dinheiro Digital: Como funciona o Bitcoin...

Como funciona o bitcoin

O sistema bitcoin, diferente dos tradicionais sistemas bancários e de pagamentos, é baseado em uma confiança descentralizada. Ao invés de uma autoridade central confiável, no Bitcoin a confiança é alcançada como uma propriedade emergente das interações dos diferentes participantes no sistema bitcoin. 

Através do rastreamento de uma transação através do sistema bitcoin observamos como ela se torna "confiável" e aceita pelo mecanismo de consenso distribuído da rede bitcoin para ser finalmente gravada na blockchain - o livro-razão distribuído que contém todas as transações.

Cada exemplo é baseado em uma transação real ocorrida na rede bitcoin, simulando as interações entre os usuários (Joe, Alice e Bob) ao enviarem fundos de uma carteira para outra. Iremos usar um site blockchain explorer para visualizar cada etapa. Um site block explorer (ou explorador de
blockchain) é um aplicativo web que opera como um motor de busca de operações de bitcoin, que permite ao usuário verificar transações, endereços e blocos, além de ver as relações e fluxos entre eles.


Alguns dos exploradores de blockchain mais populares:

Blockchain info
Bitcoin Block Explorer
Insight
Blockr Block Reader

Cada um destes sites possui um sistema de busca que pode verificar um endereço, hash de transação ou número do bloco e encontrar o dado equivalente na rede bitcoin e na blockchain. Com cada exemplo, iremos fornecer uma URL que o levará diretamente para a entrada relevante, de forma que você possa estudar o assunto detalhadamente.

Visão Geral do Bitcoin


No diagrama de visão geral mostrado em Visão Geral do Bitcoin, vemos que o sistema bitcoin consiste de usuários com carteiras contendo chaves, transações que são propagadas pela rede e mineradores que produzem (através de computação competitiva) o consenso da blockchain - que é o registro oficial de todas as transações. 

Nesse capítulo, rastrearemos uma transação enquanto ela viaja através da rede e examinaremos as interações entre cada parte do sistema bitcoin. Os capítulos subsequentes investigarão a tecnologia por trás das carteiras, da mineração e do sistema de transações.

Comprando com Bitcoin


Alice, apresentada no capítulo anterior, é uma nova usuária que acabou de obter seu primeiro bitcoin.

Em [getting_first_bitcoin], Alice encontrou com seu amigo, Joe, para trocar algum dinheiro por bitcoin. A transação criada por Joe alocou 0,10 BTC na carteira de Alice. Agora, ela irá fazer sua primeira compra, um transação de varejo, comprando uma xícara de café na cafeteria do Bob, em Palo Alto,
Califórnia. A cafeteria do Bob recém começou a aceitar pagamentos em bitcoin, ao adicionar a opção de pagamentos por bitcoin no sistema do seu ponto de vendas. 

Os preços na cafeteria são listados na moeda local (dólares americanos), mas no caixa, os clientes agora contam com a opção de pagar tanto em dólares quanto em bitcoin. Alice faz seu pedido - uma xícara de café - e Bob entra a transação em seu sistema de vendas. O sistema do ponto de vendas fará a conversão do preço total em dólares para bitcoins, tendo como referência a cotação do momento, e apresenta o valor final nas duas moedas, bem como um código QR contendo uma requisição de pagamento para essa transação:

Total:
$1.50 USD
0,015 BTC

qr code bitcoin

O código QR de solicitação de pagamento codifica a seguinte URL, definida em BIP0021: 

bitcoin:1GdK9UzpHBzqzX2A9JFP3Di4weBwqgmoQA?amount=0.015& label=Bob%27s%20Cafe&message=Compra%20no%20Bob%27s%20Cafe

Componentes da URL

Um endereço bitcoin: "1GdK9UzpHBzqzX2A9JFP3Di4weBwqgmoQA"
Valor do pagamento (amount): "0.015"
Um rótulo para o endereço do destinatário (label): "Bob's Cafe"
Uma descrição para o pagamento (message): "Compra no Bob's Cafe"

TIP


Ao contrário de um código QR que simplesmente contém um endereço de bitcoin como destinatário, um QR code com uma requisição de pagamento contém uma URL codificada a qual contém múltiplos parâmetros: um endereço de pagamento, um valor de pagamento e uma descrição genérica como "Bob’s Cafe". 

Isso permite que um aplicativo de carteira bitcoin preencha as informações usadas para enviar o pagamento enquanto mostra uma descrição intuitiva para o usuário. Você pode escanear o código QR acima com um aplicativo de carteira bitcoin para ver o que a Alice veria.

Bob diz: "A conta deu 1,50 dólares, ou 15 millibits."


A Alice então usa o smartphone dela para escanear o código de barras mostrado na tela do Bob. O smartphone dela mostra um pagamento de 0,0150 BTC para o Bob’s Cafe e ao clicar em Enviar ela autoriza o pagamento. Dentro de alguns segundos (aproximadamente o mesmo tempo que leva uma autorização de cartão de crédito), o Bob visualiza a transação em seu caixa, completando a transação.

NOTA


A rede bitcoin pode fazer transações em valores fracionários, por exemplo, desde millibitcoins (1/1.000 de um bitcoin) até um satoshi (1/100.000.000 de um bitcoin). Nós usamos o termo bitcoin para se referir a qualquer quantidade na moeda bitcoin, desde a menor unidade possível (1 satoshi) até o número máximo (21.000.000) de bitcoins que podem ser minerados.



EmoticonEmoticon